O Natal é uma época de celebração, união e alegria. E nada melhor do que compartilhar esses momentos com as pessoas que amamos, saboreando deliciosos petiscos natalinos. Neste artigo, vamos te ensinar como preparar 5 receitas fáceis, rápidas e saborosas de petiscos natalinos que vão fazer sucesso na sua ceia. Confira!
O que são petiscos natalinos?
Petiscos natalinos são pequenas porções de alimentos que servem para aperitivar o paladar e acompanhar as bebidas durante a noite de Natal. Eles podem ser doces ou salgados, frios ou quentes, simples ou sofisticados. O importante é que sejam gostosos e combinem com o clima natalino.
Como fazer petiscos natalinos?
Para fazer petiscos natalinos, você vai precisar de ingredientes básicos que podem ser encontrados em qualquer supermercado, como pão, queijo, presunto, frutas secas, castanhas, chocolate, etc. Além disso, você vai precisar de utensílios como forno, micro-ondas, panela, forma, espetinhos, etc. Veja a seguir as receitas que selecionamos para você:
1. Mini sanduíches de peru
Os mini sanduíches de peru são uma ótima opção de petisco natalino, pois aproveitam a carne típica da ceia e são muito fáceis de fazer. Você só vai precisar de:
- Pão de forma sem casca
- Peito de peru cozido e desfiado
- Maionese
- Alface picada
- Tomate em rodelas
- Queijo prato em fatias
- Sal e pimenta a gosto
Para preparar, corte o pão de forma em quadrados pequenos e reserve. Em uma tigela, misture o peito de peru com a maionese, o sal e a pimenta. Em uma forma, monte os mini sanduíches, colocando uma camada de pão, uma de queijo, uma de alface, uma de tomate e outra de pão. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, ou até o queijo derreter. Retire do forno e sirva em seguida ou frio.
2. Bolinhos de bacalhau
Os bolinhos de bacalhau são um clássico da culinária portuguesa e também podem ser servidos como petiscos natalinos. Você vai precisar de:
- 500 g de bacalhau dessalgado e cozido
- 500 g de batata cozida e amassada
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- Óleo para fritar
- Sal a gosto
Para preparar, desfie o bacalhau e misture com a batata, os ovos, a farinha, a salsa e o sal. Modele os bolinhos com as mãos e frite em óleo quente até dourarem. Escorra em papel toalha e sirva quente ou frio.
3. Damascos recheados com cream cheese
Os damascos recheados com cream cheese são uma opção de petisco natalino doce e sofisticado, que vai agradar aos paladares mais exigentes. Você vai precisar de:
- 20 damascos secos
- 200 g de cream cheese
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de nozes picadas
Para preparar, corte os damascos ao meio e retire os caroços. Em uma tigela, misture o cream cheese com o mel. Recheie as metades dos damascos com a mistura e salpique as nozes por cima. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
4. Palitos de queijo e presunto
Os palitos de queijo e presunto são uma opção de petisco natalino salgado e simples, que pode ser feito em minutos. Você vai precisar de:
- 200 g de queijo mussarela em palitos
- 200 g de presunto em fatias
- Palitos de dente
Para preparar, corte as fatias de presunto ao meio e enrole cada uma em um palito de queijo. Prenda com um palito de dente e sirva em seguida ou frio.
5. Brigadeiro de colher
O brigadeiro de colher é uma opção de petisco natalino doce e tradicional, que não pode faltar na sua ceia. Você vai precisar de:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- Granulado de chocolate para decorar
- Colheres descartáveis
Para preparar, leve ao fogo baixo o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga, mexendo sempre até engrossar e soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque o brigadeiro em colheres descartáveis e decore com o granulado. Leve à geladeira até firmar e sirva.
Qual é a origem dos petiscos natalinos?
Os petiscos natalinos são uma tradição que remonta à época medieval, quando as pessoas se reuniam em banquetes para celebrar o nascimento de Cristo. Naquela época, os alimentos eram servidos em grandes travessas e as pessoas se serviam à vontade, sem se preocupar com a etiqueta ou a higiene. Com o passar dos séculos, os costumes foram se refinando e os petiscos natalinos foram se adaptando aos diferentes países e culturas, ganhando novos sabores e formas.
Quais são os melhores acompanhamentos para os petiscos natalinos?
Os petiscos natalinos podem ser servidos com diversos acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Alguns exemplos são:
- Bebidas: você pode escolher entre bebidas alcoólicas ou não, como vinho, espumante, cerveja, suco, refrigerante, água, etc. O ideal é que as bebidas estejam geladas e harmonizem com os petiscos.
- Saladas: você pode preparar saladas variadas, com folhas, legumes, frutas, queijos, etc. As saladas são leves, saudáveis e refrescantes, e ajudam a equilibrar o sabor dos petiscos.
- Pães: você pode servir pães de diferentes tipos, como francês, integral, de forma, de queijo, etc. Os pães são versáteis, pois podem ser consumidos puros ou com recheios, como patês, geleias, manteigas, etc.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer 5 petiscos natalinos para servir durante a noite de Natal. Essas receitas são fáceis, rápidas e saborosas, e vão deixar a sua ceia ainda mais especial. Experimente e surpreenda os seus convidados!
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos ouvir o que você tem a dizer! Feliz Natal! 🎄