Você está planejando uma festa ou um evento especial e quer surpreender os seus convidados com receitas veganas gourmet? Então você veio ao lugar certo! Neste artigo, eu vou compartilhar com você 6 receitas veganas gourmet que são deliciosas, sofisticadas e fáceis de fazer. Essas receitas são perfeitas para quem quer celebrar uma ocasião especial com saúde e sabor, sem abrir mão do bem-estar dos animais e do planeta.
As receitas veganas que eu vou mostrar a seguir são feitas com ingredientes vegetais, que não contêm nenhum produto de origem animal, como carne, leite, ovos ou mel. Esses ingredientes são mais saudáveis, pois não contêm colesterol, hormônios ou antibióticos, que podem prejudicar a sua saúde. Além disso, eles são mais sustentáveis, pois não causam sofrimento aos animais e nem impactam negativamente o meio ambiente. Vamos lá?
O que são receitas veganas gourmet para festas e eventos especiais?
Receitas veganas gourmet para festas e eventos especiais são refeições feitas com ingredientes vegetais, que substituem os alimentos de origem animal de forma saborosa e criativa. Elas são ideais para servir em ocasiões especiais, como aniversários, casamentos, formaturas, reuniões ou jantares. Elas podem ser entradas, pratos principais ou sobremesas, dependendo do seu gosto e da sua necessidade. O importante é que elas sejam variadas, equilibradas e apetitosas, para que você possa impressionar os seus convidados e mostrar que a culinária vegana é rica em sabor e em qualidade. Algumas opções de ingredientes veganos que você pode usar nas suas receitas veganas gourmet para festas e eventos especiais são:
- Frutas: elas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a regular o intestino e a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Você pode consumir as frutas in natura ou fazer saladas, espetinhos, mousses, sorvetes ou tortas.
- Cereais: eles são fontes de carboidratos complexos, que fornecem energia de forma gradual e duradoura. Você pode consumir os cereais integrais ou refinados, como arroz, quinoa, milho ou trigo. Você pode fazer risotos, saladas, bolinhos, croquetes ou massas com os cereais.
- Grãos: eles são fontes de proteínas vegetais, que são essenciais para a formação dos músculos e dos tecidos. Você pode consumir os grãos cozidos ou germinados, como feijão, lentilha, grão-de-bico ou soja. Você pode fazer pastas, patês, hambúrgueres ou almôndegas com os grãos.
- Sementes: elas são fontes de gorduras boas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. Você pode consumir as sementes cruas ou torradas, como chia, linhaça, girassol ou abóbora. Você pode adicionar as sementes aos sucos, vitaminas, saladas ou bolos.
- Oleaginosas: elas são fontes de gorduras boas e minerais como magnésio, zinco e selênio. Você pode consumir as oleaginosas inteiras ou trituradas, como castanha, amêndoa, noz ou pistache. Você pode adicionar as oleaginosas aos sucos, vitaminas, saladas ou bolos.
- Leites vegetais: eles são bebidas feitas com a água e a polpa de alguns vegetais, como soja, arroz, aveia, coco ou amêndoa. Eles são ótimos substitutos para o leite de vaca, pois não contêm lactose nem colesterol. Você pode consumir os leites vegetais puros ou misturados com frutas, cereais ou café.
- Queijos vegetais: eles são produtos feitos com a fermentação de alguns vegetais, como soja, castanha de caju ou amêndoa. Eles são ótimos substitutos para os queijos de origem animal, pois não contêm lactose nem colesterol. Você pode consumir os queijos vegetais em fatias, ralados ou derretidos.
- Iogurtes vegetais: eles são produtos feitos com a fermentação de alguns leites vegetais, como soja, coco ou amêndoa. Eles são ótimos substitutos para os iogurtes de origem animal, pois não contêm lactose nem colesterol. Você pode consumir os iogurtes vegetais puros ou misturados com frutas, cereais ou melado.
6 receitas veganas gourmet para festas e eventos especiais
Agora que você já sabe o que são e quais são os ingredientes veganos que você pode usar nas suas receitas veganas gourmet para festas e eventos especiais, é hora de conhecer algumas receitas deliciosas que vão deixar você com água na boca. Veja a seguir 6 opções incríveis que você pode preparar em casa:
1. Salada de quinoa com legumes assados
A salada de quinoa com legumes assados é uma entrada leve e colorida, que combina a quinoa com legumes variados assados no forno. A quinoa é um cereal originário dos Andes, que é rico em proteínas vegetais, fibras, ferro e magnésio. Os legumes assados ficam macios por dentro e crocantes por fora, e podem ser escolhidos de acordo com a sua preferência.
Para fazer a salada de quinoa com legumes assados, você vai precisar de:
- 1 xícara (chá) de quinoa
- 2 xícaras (chá) de água
- Sal a gosto
- 4 xícaras (chá) de legumes picados em pedaços médios (cenoura, abóbora, batata-doce, beterraba, brócolis, couve-flor, etc.)
- 4 colheres (sopa) de azeite
- Sal, pimenta-do-reino e alecrim a gosto
- Suco de 1 limão
- Salsinha picada para decorar
Modo de preparo:
- Em uma panela, coloque a quinoa, a água e uma pitada de sal. Leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até a água secar e os grãos ficarem macios. Reserve.
- Em uma assadeira untada com um pouco de azeite, distribua os legumes picados e tempere com sal, pimenta-do-reino e alecrim a gosto. Regue com duas colheres (sopa) de azeite e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 25 minutos ou até os legumes ficarem dourados e macios.
- Em uma tigela grande, misture a quinoa cozida com o suco de limão e o restante do azeite. Ajuste o sal se necessário.
- Transfira a quinoa para uma travessa e cubra com os legumes assados. Decore com salsinha picada e sirva morna ou fria.
2. Escondidinho de cogumelos
O escondidinho de cogumelos é um prato principal saboroso e cremoso, que leva um purê de batatas e um refogado de cogumelos. O purê de batatas é feito com leite vegetal e queijo vegetal, que dão uma textura macia e um sabor suave ao prato. Os cogumelos são refogados com cebola, alho, tomate e vinho, que dão um toque especial de sabor e aroma ao prato. Os cogumelos são ricos em proteínas vegetais, fibras, vitaminas do complexo B e selênio, um mineral que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Para fazer o escondidinho de cogumelos, você vai precisar de:
Para o purê:
- 1 kg de batatas descascadas e cortadas em cubos
- 2 xícaras (chá) de leite vegetal (soja, arroz, aveia, coco ou amêndoa)
- 2 colheres (sopa) de manteiga vegana
- Sal e noz-moscada a gosto
- 1 xícara (chá) de queijo vegetal ralado
Para o refogado:
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 500 g de cogumelos frescos ou secos (shiitake, shimeji, paris ou portobello)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/4 de xícara (chá) de vinho tinto seco (opcional)
- 2 tomates sem pele e sem sementes picados
- Salsinha picada para decorar
Modo de preparo:
Para o purê:
- Em uma panela, cozinhe as batatas em água fervente por 20 minutos ou até ficarem macias. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor.
- Em uma panela, aqueça o leite vegetal com a manteiga vegana até ferver. Tempere com sal e noz-moscada a gosto.
- Adicione o leite ao purê de batatas e misture bem até ficar homogêneo. Reserve.
Para o refogado:
- Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Adicione os cogumelos e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Se desejar, adicione o vinho e deixe evaporar, mexendo sempre.
- Adicione os tomates e cozinhe por mais 10 minutos ou até o molho encorpar.
Para montar:
- Em um refratário untado com um pouco de azeite, espalhe metade do purê de batatas. Cubra com o refogado de cogumelos e finalize com o restante do purê. Polvilhe o queijo vegetal ralado por cima.
- Leve ao forno preaquecido a 200°C por 15 minutos ou até dourar. Decore com salsinha picada e sirva em seguida.
3. Torta de chocolate e nozes
A torta de chocolate e nozes é uma sobremesa deliciosa e sofisticada, que leva uma massa crocante e um recheio cremoso de chocolate e nozes. O chocolate é um alimento que contém flavonoides, que são antioxidantes que ajudam a melhorar o humor e a circulação sanguínea. As nozes são oleaginosas que contêm ômega-3, que é uma gordura boa que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias.
Para fazer a torta de chocolate e nozes, você vai precisar de:
Para a massa:
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar
- 100 g de manteiga vegana gelada em cubos
- 2 colheres (sopa) de água gelada
Para o recheio:
- 200 g de chocolate meio amargo vegano picado
- 200 ml de creme de leite vegetal (soja, arroz, aveia, coco ou amêndoa)
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1/4 de xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de nozes picadas
Modo de preparo:
Para a massa:
- Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e a manteiga com a ponta dos dedos até formar uma farofa.
- Adicione a água aos poucos e amasse até formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
- Abra a massa com um rolo e forre uma forma de fundo removível. Fure a massa com um garfo e leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos ou até dourar levemente.
Para o recheio:
- Em uma panela, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Reserve.
- Em outra panela, aqueça o creme de leite vegetal com o açúcar até ferver. Dissolva o amido de milho na água e adicione à mistura, mexendo sempre até engrossar.
- Junte o chocolate derretido e as nozes picadas e misture bem.
- Despeje o recheio sobre a massa pré-assada e leve ao forno por mais 10 minutos ou até firmar.
- Deixe esfriar completamente antes de desenformar e servir.
4. Falafel com molho de tahine
O falafel é um bolinho frito feito com grão-de-bico temperado com ervas e especiarias. O falafel é um prato típico da culinária árabe, mas também é muito popular em outros países do Oriente Médio e do Mediterrâneo. O falafel é rico em proteínas vegetais, fibras, ferro e zinco. O molho de tahine é um molho cremoso feito com pasta de gergelim, que é rica em cálcio, fósforo e magnésio.
Para fazer o falafel com molho de tahine, você vai precisar de:
Para o falafel:
- 2 xícaras (chá) de grão-de-bico cru
- 4 dentes de alho picados
- 1/4 de xícara (chá) de salsinha picada
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Óleo para fritar
Para o molho de tahine:
- 1/4 de xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
- Suco de 1 limão
- Sal a gosto
- Água quente para ajustar a consistência
Modo de preparo:
Para o falafel:
- Deixe o grão-de-bico de molho em água por pelo menos 8 horas ou durante a noite. Escorra e seque bem com papel toalha.
- Em um processador ou liquidificador, bata o grão-de-bico com o alho, a salsinha, o coentro, o cominho, o sal e a pimenta-do-reino até formar uma pasta grossa. Se necessário, adicione um pouco de água para facilitar o processo.
- Modele a massa em forma de bolinhos e leve à geladeira por 15 minutos para firmar.
- Em uma panela, aqueça bastante óleo e frite os bolinhos até ficarem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha e reserve.
Para o molho de tahine:
- Em uma tigela, misture o tahine com o suco de limão e o sal. Adicione água quente aos poucos e mexa bem até formar um molho cremoso e homogêneo. Ajuste o sal se necessário.
- Sirva os bolinhos de falafel com o molho de tahine e salada verde.
5. Ceviche de coco
O ceviche é um prato típico da culinária peruana, feito com peixe cru marinado em suco de limão, cebola, pimenta e coentro. O ceviche de coco é uma versão vegana e gourmet desse prato, que leva carne de coco verde como substituto do peixe. O coco verde é uma fruta que contém água de coco, que é rica em potássio, magnésio e vitaminas do complexo B. A carne de coco verde é macia e suculenta, e absorve bem o sabor dos temperos.
Para fazer o ceviche de coco, você vai precisar de:
- 2 cocos verdes
- Suco de 4 limões
- 1/4 de xícara (chá) de cebola roxa picada
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
Modo de preparo:
- Com uma faca, faça um furo na parte superior dos cocos e retire a água. Reserve a água para beber ou usar em outras receitas.
- Com um martelo, quebre os cocos ao meio e retire a polpa com uma colher. Corte a polpa em pedaços pequenos e coloque em uma tigela.
- Adicione o suco de limão, a cebola, a pimenta, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas para marinar.
- Antes de servir, salpique o coentro picado e misture novamente. Sirva o ceviche de coco em taças ou nas cascas dos cocos.
6. Cheesecake de morango
O cheesecake é uma torta doce feita com uma massa crocante e um recheio cremoso à base de cream cheese. O cheesecake de morango é feito com uma cobertura de geleia ou calda de morango, que dá um toque especial de cor e sabor ao prato. O morango é uma fruta vermelha que contém vitamina C, antocianinas e flavonoides, que ajudam a proteger as células dos radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Para fazer o cheesecake de morango, você vai precisar de:
Para a massa:
- 1 pacote de biscoito maisena triturado
- 100 g de manteiga vegana derretida
- 2 colheres (sopa) de açúcar
Para o recheio:
- 300 g de cream cheese vegano (feito com castanha de caju ou tofu)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/4 de xícara (chá) de amido de milho
- 1/4 de xícara (chá) de água
- Suco e raspas de 1 limão
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Para a cobertura:
- 2 xícaras (chá) de morangos lavados e picados
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar
- 1/4 de xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de amido de milho
Modo de preparo:
Para a massa:
- Em uma tigela, misture o biscoito triturado com a manteiga derretida e o açúcar até formar uma farofa úmida.
- Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda com fundo removível com a massa, pressionando bem com os dedos. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 10 minutos ou até dourar levemente.
Para o recheio:
- Em uma panela, misture o cream cheese vegano com o açúcar até ficar homogêneo. Reserve.
- Em uma tigela, dissolva o amido de milho na água e adicione ao cream cheese. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
- Retire do fogo e adicione o suco, as raspas de limão e a essência de baunilha. Misture bem e despeje sobre a massa pré-assada. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
Para a cobertura:
- Em uma panela, coloque os morangos, o açúcar, a água e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar uma geleia grossa.
- Deixe esfriar um pouco e espalhe sobre o recheio já firme. Leve à geladeira por mais 1 hora ou até gelar.
- Desenforme o cheesecake e sirva em fatias.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer 6 receitas veganas gourmet para festas e eventos especiais que são deliciosas, sofisticadas e fáceis de fazer. Essas receitas são perfeitas para quem quer celebrar uma ocasião especial com saúde e sabor, sem abrir mão do bem-estar dos animais e do planeta. Você pode variar as receitas como quiser, usando os ingredientes que mais gostar ou que tiver em casa. O importante é se divertir na cozinha e aproveitar os benefícios dos alimentos veganos para a sua saúde e para o meio ambiente.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado para fazer as suas próprias receitas veganas gourmet para festas e eventos especiais. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe uma mensagem abaixo. Eu adoraria saber a sua opinião sobre as receitas que eu compartilhei com você. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊